Laowai, de Sônia Bridi, ganha nova edição

Laowai, de Sônia Bridi, ganha nova edição

Em 2005, a jornalista Sônia Bridi embarcou para a China, acompanhada do marido, o repórter cinematográfico Paulo Zero, e do filho Pedro, com três anos na época. Sua missão era montar uma base da TV Globo no Oriente.

Alguns poucos anos depois, Sônia lançava Laowai – Histórias de uma repórter brasileira na China, um livro com os bastidores de seu trabalho como repórter e o relato da vivência diária em um país completamente desconhecido.

Publicado em 2008, Laowai ganhou, em 2019, uma reedição, pela Matrix Editora, com direito a um epílogo com as impressões da autora ao voltar ao país para gravar a sérieA Jornada da Vida – Rio Yangtsé para o Fantástico, programa dominical da TV Globo.
“Não foi a primeira vez que voltei – estive na China em 2007, passei quase dois meses cobrindo as Olimpíadas de Pequim em 2008, gravei lá para duas outras séries de reportagens em 2010 e 2012. Mas esta viagem foi o maior choque. Seis anos se passaram e a velocidade das mudanças parece ter se acumulado, partindo de uma base econômica cada vez maior” – diz a autora.

Laowai é um tratamento informal para estrangeiro, gringo. A obra continua atualíssima, mostrando ricos detalhes do país, o estranhamento à cultura e aos hábitos. A dificuldade de lidar com a censura, por mais sutil que seja, onde não é preciso censurar o produto acabado, basta censurar as fontes e restringir o acesso. E as enormes diferenças da cultura oriental, num texto muito agradável, como se estivéssemos vendo uma das grandes reportagens de Sônia.

A autora

Sônia Bridi atualmente é repórter especial do Fantástico. A jornalista premiada e com vasta experiência como correspondente internacional, ao lado do repórter cinematográfico e marido, Paulo Zero, Bridi montou a primeira base da TV Globo no Oriente, entre 2005 e 2006, na China, produziu matérias para todos os telejornais da emissora. No papel de correspondente internacional, Bridi atuou em Londres (1995), Nova Iorque (de 1996 a 1999), Pequim (entre 2005 e 2006) e Paris (2008 a 2010).

Antes disso, Sônia foi repórter especial da TV Globo, em São Paulo e Rio de Janeiro. Entre suas coberturas mais importantes, a Rio 92, as eleições presidenciais da Argentina em 1999, o caso Mônica Lewinsky e a tentativa de impeachment do presidente Bill Clinton, as copas do mundo de 1994 (EUA) e 1998 (França), a eleição do presidente Lula e as chacinas da Candelária e Vigário Geral, no Rio. Especialista em coberturas de Ciência e Tecnologia, acompanhou o desenvolvimento do projeto Genoma Humano. Sua denúncia de falhas de projeto em Angra 1 levou ao fechamento da usina para reparos durante um ano. Em 2013 fez parte da equipe de repórteres com acesso aos documentos vazados pelo analista da NSA, Edward Snowden – e em 2014 gravou, em Moscou, uma das primeiras entrevistas para TV (no mesmo dia ele falou com a americana NBC) do homem mais procurado do mundo. Para o Fantástico, Bridi fez várias séries sobre sustentabilidade. Diário do Clima (2010) Planeta Terra: lotação esgotada (2012), A Jornada da Vida (2014/2016/2017/2018).

Para contratar palestra de Sônia Bridi só enviar e-mail para contato@casefala.com.br

Laowai – Histórias de uma repórter brasileira na China
392 páginas
R$ 64,00

https://matrixeditora.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *