A Doutora em Estudos Feministas, Carla Akotirene, realizará na Universidade de São Paulo, no período de 31 de julho a 02 de agosto, o curso gratuito sobre Perspectivas de estudos de violência contra a mulher negra. O conteúdo irá contemplar a categoria raça e luta antirracista na reconstrução da história das relações etnicorraciais no Brasil. Akotirene apresentará a diferença entre branquitude e branquidade nas relações raciais no Brasil, bem como as rupturas conceituais no século XXI. Ainda trará como conteúdo o estudo das principais reflexões teóricas em torno das questões de ” gênero” e “interseccionalidade” no campo dos Estudos de Violência Contra a Mulher e na sociedade brasileira.
Carla Akotirene é doutora em Estudos Feministas pela Universidade Federal da Bahia e consultora em políticas públicas. Autora dos livros “O que é interseccionalidade?”, pela Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro, e “Ó Paí Prezada! Racismo e sexismo tomando bonde nas penitenciárias femininas de Salvador”, ambos publicados pela Editora Jandaíra. É também é idealizadora da Opará Saberes, primeiro curso de extensão voltado à capacitacão de candidaturas negras ao mestrado e doutorado em universidades públicas. Atualmente, Carla tem um trabalho direcionado a estudos sobre feminismo negro, racismo estrutural e equidade de gênero e interseccionalidades.
A palestrante Carla Akotirene é agenciada com exclusividade pela Casé Fala, agência de curadoria de conteúdo e gestão de palestrantes nacionais e internacionais.