Setembro Amarelo, um alerta para a saúde mental

O mês de setembro, período da campanha do Setembro Amarelo, traz a discussão para chamar a atenção para a importância de falar e promover ações a respeito do suicídio.

As taxas de suicídio no país são mais altas para os homens, pois eles tendem a utilizar meios mais letais. Mas as mulheres tentam mais vezes, segundo as estatísticas. Os índices também são mais altos na população LGBTQIA+, por causa do preconceito e de questões culturais.

Segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Estudos indicam que quase 97% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtornos de personalidade e abuso de álcool ou drogas.

Vamos ficar ligados aos sintomas e olhar sensivalmente para o outro com a intenção de mostrar a necessidade de pedir ajuda.

Você pode entrar em contato com o time da Casé Fala pelo e-mail: contato @casefala. com. br. Temos excelentes nomes para você levar para sua empresa como Douglas Maluf e Flávia Lippi e muito mais para falar de saúde emocional e outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *