A Plataforma Feminismo Plurais, maior streaming de educação antirracista e feminista do Brasil, lança no dia 30 de agosto o curso Transfeminismo, ministrado pela escritora, pedagoga, professora da Universidade Federal do Piauí e mulher travesti Letícia Nascimento. O streaming oferece uma experiência de imersão on-line com objetivo proporcionar letramento racial como um importante instrumento de reeducar, numa perspectiva antirracista e, com isso, fortalecer indivíduos, a sociedade em geral e o mercado corporativo na luta contra o racismo.
Transmitido de forma on-line, o curso aborda questões como autonomia corporal, a luta contra o transfeminicídio, o conceito de cisgeneridade, entre outros. A proposta da professora Letícia Nascimento, que publicou recentemente um livro sobre Transfeminismo, uma obra que faz parte da coleção Feminismos Plurais, coordenada pela filósofa e autora Djamila Ribeiro e publicada pela editora Jandaíra, é trazer para o movimento feminista questões e dores que historicamente foram invisibilizados em relação às mulheres trans e travestis e, com isso, propõe abraçar toda essa diversidade.
Atualmente, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo e promover uma discussão sobre temas que podem suscitar um olhar mais sensível sobre as fragilidades e abandono desta parcela da população e construir um novo lugar, com espaço para a sororidade, pode ser possível. Pela importância do tema, Tiago Vinicius, coordenador pedagógico da plataforma, o curso da professora Letícia Nascimento colabora com o “avanço na luta das mulheres transexuais e travestis por dignidade, através da educação e da informação. Além disso, o curso representa uma quebra de paradigma importante para a sociedade brasileira, pois, não estamos lidando simplesmente com as estatísticas do transfeminicídio, mas com um curso cuidadosamente desenvolvido por uma intelectual, estudiosa sobre o tema, que também é mulher e travesti e apresenta propostas efetivas para a superação dessa violência e muito mais. Ouvir e aprender com a professora Letícia é uma necessidade de toda sociedade.” Já para a professora Letícia, “a ideia ao abraçar todas as mulheridades e feminilidades que existem, existiram e ainda podem existir, é criar espaço de compartilhamento de bandeiras que fortaleça nossa luta contra o patriarcado e todas as suas manifestações.”
Além da temática Transfeminismo, a Plataforma Feminismos Plurais oferece outros cursos com temas como letramento racial, lugar de fala, intolerância religiosa, discriminação no ambiente de trabalho, discurso de ódio nas redes sociais, aulas ao vivo, artigos exclusivos, podcasts, entrevistas, fóruns e programas de mentoria. O portal é a iniciativa audiovisual da Coleção Feminismos Plurais que desde 2017 comercializou mais de 300 mil livros, como Lugar de Fala, da própria Djamila; Interseccionalidade, de Carla Akotirene; Apropriação Cultural, de Rodney Rodrigues; entre outras obras.
Serviço:
Plataforma: https//feminismosplurais.com.br/cursos/
Valor mensal da assinatura: a partir de R$ 19,90
https://feminismosplurais.com.br/
Instagram.com/feminismosplurais
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=QYYZDAs1e2k
Mais informações para imprensa:
Casé Comunica
Redes Sociais: @casecomunica
Neila Costa – neila@casecomunica.com.br