Carla Akotirene explica o conceito de Interseccionalidade

Na metáfora de nossos ancestrais, a interseccionalidade seria uma encruzilhada de estruturas. Os marxistas decidiram pela avenida de classe, as feministas pela avenida de gênero, os afrocêntristas pela avenida de raça, em diferentes abordagens que, tentam enfrentar o capitalismo, o patriarcado e o racismo. As mulheres negras, na tradição política, a exemplo da abolicionista Sojouner Truth, decidiram acreditar num encontro simultâneo e inseparado de estruturas, cuja repercussão é identitária. Quem luta contra apenas uma opressão, fortalece outras.

A interseccionalidade é uma oferenda analítica preparada pelas feministas negras. Para alimentar os “Outros.”

Conceitualmente, foi cunhada pela jurista estadunidense Kimberlé Crenshaw, no âmbito das leis antidiscriminação, aportada na teoria crítica de raça. O conceito visa explicar a inseparabilidade estrutural do racismo, capitalismo e cisheteropatriarcado, bem como as articulações decorrentes daí, que imbricadas repetidas vezes, colocam as mulheres negras mais expostas e vulneráveis aos trânsitos das estruturas. Interseccionalidade não é sobre quantas identidades uma pessoa tem!! É sobre matriz de poder colonial que cria e dificulta o trânsito das identidades lidas na categoria de “Outros”.

Visando trabalhar a origem, o fundamento e as críticas a Interseccionalidade numa linguagem decolonial, conforme assevera a Coleção Feminismos Plurais coordenada por Djamila Ribeiro, apresento para tal encruzilhada discursiva, sete críticas ao conceito, dialogando com Angela Davis, Ochy Curiel, Gilza Marques, Jasbir Puar, Sueli Carneiro, Patrícia Hill Collins e Houria Bouteldja. Filiando-me ao método diásporico, explico como essa “sensibilidade analítica “está sofrendo maus usos pelas branquitudes acadêmicas, especialmente do Norte Global.

*Carla Akotirene é Mestra e doutoranda em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo – UFBA, faz parte de elenco de palestrantes da Casé Fala. Para contratar palestra ou ações comerciais com Carla, só enviar e-mal para contato@casefala.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *