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O publicitário baiano Paulo Rogério Nunes discursou em evento da Fundação Obama (Foto: Reprodução/Facebook)

O publicitário baiano Paulo Rogério Nunes discursou em evento da Fundação Obama (Foto: Reprodução/Facebook)

O ciclo de palestras da Fundação Obama em Chicago, iniciado nesta terça-feira (31), pode ser caracterizado como o primeiro grande evento público da instituição. E entre os palestrantes, estava o publicitário e empreendedor social baiano Paulo Rogério Nunes, de 38 anos. Durante sua apresentação, Nunes abordou a importância da diversidade e de novas narrativas nas mídias e na internet. Ele fez um breve histórico sobre a falta de participação de negros nas produções midiáticas em geral, e como isso afeta aqueles que não se sentem representados nos produtos veiculados. Por fim, ele pontuou a mudança de paradigmas que começa a surgir.

"O que temos atualmente ainda ainda não é suficiente, mas o diálogo sobre a inclusão da população negra está começando a ser aberto", explicou Nunes.

O propósito desse ciclo de debates é empoderar e estimular os jovens para que eles se sintam confiantes para atuar em suas comunidades de forma mas efetiva. O publicitário comenta que o objetivo do ex-presidente dos Estados Unidos é promover a inclusão de todos.

"Obama quer apoiar lideranças jovens para propiciar a participação cidadã e, sobretudo, quer ouvir o que os outros têm a dizer. Um dos objetivos é motivar as pessoas para que sejam indivíduos responsáveis pelas mudanças em suas comunidades."

Essa não é a primeira vez que Nunes recebe um convite da Fundação Obama. No início do mês, ele foi chamado para participar de um encontro reservado com o ex-presidente dos EUA, em São Paulo. Naquela ocasião, o tema da conversa foi o engajamento dos cidadãos no processo de mudança social, e como as comunidades podem se articulam para propiciar o empoderamento dos jovens na construção de políticas públicas.

Durante o encontro, Nunes se sentou ao lado de Obama, o que o publicitário considerou um momento muito especial.

"Foi um momento de muita surpresa. Tive a oportunidade de falar sobre tópicos que considero urgentes sobre o Brasil, como a questão da diversidade e da inclusão afro em nosso país", relembrou Nunes.

O empreendedor diz não saber o que motivou o convite para o primeiro encontro, mas acredita que responsáveis pela Fundação tenham tido conhecimento sobre seus trabalhos sociais no Brasil e por isso o chamaram. Já sobre o convite para palestrar no evento de Chicago desta terça-feira, ele arrisca dizer que foi motivado pela boa conversa durante a reunião do último dia cinco de outubro.

"O convite de hoje é reflexo do encontro do início do mês, assim eu acredito. Penso que a equipe e os assessores da Fundação gostaram do que expus no primeiro encontro e decidiram levar isso para mais pessoas. Havia cerca de 500 pessoas de 60 países aqui",  comentou Nunes.

Mesmo tendo participações em encontros de abrangência internacional, os planos do publicitário são focados em sua terra natal, Salvador. Ele tem se dedicado bastante ao projeto Vale do Dendê, que tem como foco estabelecer na capital baiana um ecossistema propício ao desenvolvimento de iniciativas inovadoras e que tenham por base a economia criativa. Num tom informal, Nunes convidou o ex-presidente e os responsáveis da Fundação Obama para visitar o projeto na Bahia.

Audacioso, ele revela quais são os planos do Vale do Dendê para a cidade:

"Temos como objetivo transformar Salvador na cidade mais criativa e inovadora do Brasil."