Djamila Ribeiro, David A. Wilson e Paulo Rogério são destaque nos principais veículos do país

O assassinato de George Floyd, em Minnesota, nos Estados Unidos, causou revolta após a divulgação do vídeo que mostra o policial branco ajoelhado no pescoço de Floyd. Este triste episódio desencadeou uma série de protestos nos Estado Unidos e colocou na pauta dos principais veículos de imprensa mundiais a questão do racismo e da violência policial contra os negros, reacendendo assim o movimento #BlackLivesMatter (Vidas Negras Importam). Aqui no Brasil, a morte do americano colocou luz no caso do garoto João Pedro, de apenas 14 anos, que foi morto pela polícia dentro de casa, em uma operação policial, na favela do Complexo do Salgueiro, no Rio de Janeiro.
Nossos especialistas, consultores e palestrantes em diversidade Djamila Ribeiro, Paulo Rogério Nunes e David A. Wilson foram fontes de entrevistas em diversos veículos de imprensa como: Globo, GloboNews, Rede CNN, Exame, O Globo, Folha S. Paulo, Meio e Mensagem, entre outros.
Em sua participação no Conversa com Bial, da TV Globo, no dia 05 de junho, o empreendedor de mídia e cineasta americano, David A Wilson, destacou em sua fala: “essas manifestações estão acontecendo de um jeito diferente, algo que nunca vi antes, pois está havendo uma união”. Ainda nesta entrevista David também falou sobre a violência policial e o racismo no Brasil e deixou um recado importante para a população afro-brasileira, “os negros brasileiros precisam entender que têm maioria eleitoral. Se eles entenderem que isso acontece com eles porque eles são negros, que devem se mobilizar com outros negros, eles podem criar planos para si mesmos e mudar tudo”. Confira a entrevista completa no Conversa com Bial, da GloboPlay.
Com os protestos em diversas cidades pelo mundo, o Brasil também entrou no movimento “Vidas Negras Importam” gerando grande comoção em redes sociais e alguns protestos nas ruas. Diante do cenário algumas marcas mostraram o seu apoio ao movimento. E para refletir a postura das empresas, o consultor em diversidade Paulo Rogério Nunes, também colunista da Revista Exame, escreveu artigo no qual ele comenta “a comunidade afro-brasileira movimenta 1,7 trilhões de reais por ano, segundo dados da empresa de pesquisa Locomotiva. Esse é o tamanho do setor da economia chamado Black Money. E seguiu questionando “quantas empresas realmente têm estratégias de diversidade? Quantas agências de publicidade possuem planos para a criação de produtos multiculturais? Pense comigo: quanto não se perde financeiramente todos os anos por ignorar esse público?”. Confirma o artigo completo em Exame.

Em sua coluna semanal no jornal Folha de S. Paulo, a filosofa Djamila Ribeiro também fez sua reflexão sobre o movimento antirracista que ganhou força nas redes sociais, na coluna no dia 4 de junho, escreveu: “o combate não será com uma única reportagem na TV, não será com 20 segundos de entrevista de uma pessoa negra a um jornal inteiro branco, não será com a contratação na empresa de uma única pessoa negra para dar conta de toda coletividade e utilizá-la de escudo. Não será assim. Não funciona mais. A era da inocência já acabou, já foi”. Confira o artigo completo na Folha S. Paulo

Para palestras e consultorias em diversidade, envie e-mail para contato@casefala.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *