A filósofa e escritora Djamila Ribeiro participou de um encontro com o Redes Cordiais na terça-feira 8, em que conversamos sobre ataques virtuais, cultura do cancelamento e a importância de nos engajarmos em iniciativas do bem na internet.
Para refletir um pouco sobre como anda o comportamento dos usuários nas redes sociais, Djamila alertou para essa ótica da pressa, onde tudo é consumido e digerido de uma forma muito ligeira e irresponsável. “As pessoas estão com uma ânsia de que pra conseguir seguidores e visibilidade elas precisam atacar alguém, surfar no ódio”, avaliou a filósofa, que considera ainda que há uma falta de maturidade no debate. “Se você discorda, então tem que acabar com a pessoa, tem que ridicularizar, tem que aniquilar o outro. Não dá pra ser assim”.
Atenta a como o racismo opera nas redes, Djamila apontou para a necessidade de um maior letramento racial da população. “Como o racismo é estrutural, ele vai se apresentar em todos os espaços. A gente está em uma sociedade em que as pessoas naturalizaram fazer piadas, ridicularizar as pessoas. Então a gente precisa de um letramento racial, entender que não é engraçado você tirar sarro do cabelo da pessoa, é característica da etnia dela”. Quer saber mais sobre como foi o nosso papo com Djamila? Confira a live no perfil Redes Cordias.
Para informações sobre palestra com Djamila Ribeira, só enviar um email para contato@casefala.com.br