Palestra: Práticas anticapacitistas

Na palestra Benedita Casé irá apresentar três práticas anticapacitistas necessárias para a construção de um ambiente social com respeito à diversidade e contrário à discriminação da pessoa com deficiência. Nossas ações em relação à pessoa com deficiência tendem a exclui-las do cotidiano quando ela é compreendida como alguém que precisa “corrigir” sua deficiência para o desempenho de suas funções. Capacitismo significa tratar a pessoa com deficiência como uma exceção à regra, reduzindo a pessoa à sua deficiência e não reconhecendo suas capacidades múltiplas. O objetivo dessa palestra é indicar três importantes práticas anticapacitistas para a construção de um ambiente com respeito à dignidade da pessoa humana.

  1. Prática de conscientização: compreender a diversidade como próprio a todo ser humano, evitando preconceitos sobre as capacidades das pessoas com deficiência.
  2. Prática da equidade: agir de forma inclusiva e de acesso universal com respeito à pluralidade humana. Exemplos: máscaras transparentes, legendas, tratamento das salas e ambientes internos da organização para leitura labial, acesso etc.
  3. 3. Prática da autonomia: agir de forma respeitosa ao sempre se direcionar diretamente à pessoa com deficiência a fim de saber suas opiniões e decisões sobre qualquer questão pessoal ou profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *