Resoluções de fim de ano: como fazer funcionar?
*Por Douglas Maluf
O fim do ano, na teoria, não é um período mais convidativo para iniciar algo. Geralmente, a data é mais propícia para balanços, festas de confraternização, amigo secreto… E, é claro, o tão esperado recesso! Mas, é possível utilizar esse período para tomar certas atitudes e providências que andaram “empacadas” e, assim, entrar no ano seguinte com a mente e a vida mais organizadas.
Mas será que funciona mesmo? Bom, isso depende só de uma pessoa: você!
7 resoluções de fim de ano para começar agora mesmo
Faça um inventário de emoções
Trata-se de um exercício simples e, ao mesmo tempo, bastante poderoso. Durante três ou quatro dias, anote quais são suas emoções e sensações mais frequentes: medo, cansaço, ansiedade, alegria, gratidão…Essa atividade pode servir como uma importante orientadora. Afinal, com isso é possível perceber o que você anda fazendo de mais ou de menos.
Um exemplo: se a ansiedade é algo frequente, pode ser um sinal que você anda procrastinando e deixando de fazer o que precisa ser feito. E, assim, fica ansioso ou preocupado. Agora, se o estresse for o primeiro da lista, pode significar que é preciso desacelerar um pouco e investir em um tempo livre de qualidade.
Leia também:
Identifique 3 gaps
Faça uma retrospectiva e perceba quais foram os 3 gaps (falhas) que mais estiveram presentes ao longo dos últimos meses. Tente ser o mais sincero possível com você mesmo durante essa autoanálise. De tudo que você acredita que não anda muito bem, o que poderia ser melhorado e qual o real impacto desse gap na sua rotina profissional, familiar ou pessoal?
A partir daí, escolha uma dessas falhas para começar a lapidar imediatamente.
Identifique 3 vitórias
É essencial identificar os pontos que precisam ser melhorados? Sem sombra de dúvida. Porém, é igualmente importante olhar para o que tem dado certo e mais: comemorar essas pequenas vitórias! Aí vale tudo: os elogios recebidos, os feedbacks positivos e aqueles momentos em que você sentiu a impagável sensação de dever cumprido!
Faça uma lista de desejos
O que está no seu radar para o próximo ano? Uma viagem, um curso, aprender algo novo, mudar de emprego ou de carreira? Liste tudo que te inspira ou que te interessa!
Circule
Fim de ano é uma excelente data para encontrar pessoas queridas. Então, aproveite esse clima festivo e marque um encontro com ex-colegas de trabalho, um amigo que você não vê pessoalmente há algum tempo ou faça uma visita para algum familiar. A partir daí, coloque como meta para o próximo ano estar mais presente na vida das pessoas que realmente te fazem bem.
Faxina geral
Uma “megalimpa” de fim de ano é sempre uma forma de, simbolicamente, abrir espaço, criar uma organização mental e também fazer a “energia circular”. Jogue fora aqueles papeizinhos amontoados na carteira, organize suas gavetas e armários, tire aquelas bugigangas do escritório que servem mesmo para juntar pó. Acredite, essas pequenas faxinas já trazem aquela sensação boa de recomeço.
Crie uma linha do tempo para o próximo ano
Nada como uma linha do tempo para se organizar, criar metas e estabelecer prazos. O que você precisa fazer para chegar no último mês do próximo ano mais satisfeito e realizado? Para atingir os resultados que espera não tem muito segredo: basta se organizar e tomar decisões.
Para contratar palestra de Douglas Maluf só enviar e-mail para contato@casefala.com.br
*Douglas Maluf é especialista em comportamento humano e dinâmica de grupos, no Instituto Douglas Maluf e faz parte do elenco de palestrantes da Casé Fala